terça-feira, 21 de setembro de 2010

Primavera

 
Série: Festa no Ipê-roxo Bola (Tabebuia impetiginosa) - Pitiguari ou Gente-de-fora-vem (Cyclarhis gujanensis) - Series: Party at the Pau D'Arco Bark - Rufous-browed Peppershrike - 13-07-20 IMG_20080713_7642
Natureza,Vida e Milagre
Primavera simboliza a renovação da natureza...nasce brotos novos nas árvores mais uma vez, uma nova colheita, uma nova vida e uma vez mais ocorre o
" Milagre", e a criatividade do espírito humano.

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores".
  Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1

 
Voce sabia que são 253 espécies, com várias cores de flor?Nem todas são conhecidas popularmente como ipê.Como muitos de vocês podem perceber, estamos na época da floração do Ipê Amarelo!

a coisa mais amarela do mundo
Trata-se da espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera ela dá origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida e mais cultivada.
                              
Porto Alegre do Ipê roxo
Homenageado, o ipê-roxo em Maringá, pode trazer um pequeno exagero em sua história: de que teria sido reverenciado pela princesa Michiko hoje imperatriz no Japão-em 1978, em passagem pela cidade na comemoração dos 70° aniversário da imigração japonesa no País.
Encantada com a beleza do ipê-roxo a princesa quebrou o protocolo e pediu para que parassem o carro, desceu e fez reverencia ao Ipê.

Ipê Vermelho

As árvores desta espécie embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Exitem 16 espécies distintas de ipê que foram classificadas segundo a cor de suas flores (roxa, rosa, amarela, branca). Sua madeira é tida como uma das melhores do mundo, por sua dureza. As flores, em forma de pequenas trombetas, surgem quando caem todas as folhas velhas, atraindo os beija-flores e todos os pássaros que se alimentam de néctar.

                                            AR, SOMBRA E ÁGUA FRESCA
Ipê-Branco

Perto do inverno, no período entre maio e agosto, o ipê sofre com a falta de água. E sabe como ele reage a esse stress? Dando flores. Tanta beleza é um modo de lutar pela vida.

ipe

Um sonho

Parece um sonho :)
Ipê-roxo, resistente um guerreiro lindo e perfumado que luta pelo nosso oxigênio.

Uma prato leve, saboroso e simpático e como sugestão para um almoço de domingo, com a família para comemorar a entrada da Primavera.

Arroz negro com salmão e manga

 Ingredientes:
1/2 xícara(s) (chá) de arroz negro
1,3 litro(s) de água
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1/2 colher(es) (chá) de raspas de limão
1/2 colher(es) (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada(s)
2 colher(es) (sopa) de Azeite
2 colher(es) (chá) de dill picado(s)
1 colher(es) (chá) de gengibre picado(s)
1 xícara(s) (chá) de manga em cubos pequenos
1/4 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picada(s)
200 gr de salmão

Preparo:
Primeiramente prepare um tempero para o salmão utilizando alguns temperos que não constam nos ingredientes: vinho branco, suco de limão, azeite, dill fresco, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, pimenta do reino e sal. Misture todos esses ingredientes e coloque sobre o salmão.

Lave o arroz e escorra muito bem em água corrente para retirar todas as impurezas do arroz. Em uma panela média, coloque a água, o sal e o arroz. Tampe e cozinhe por 35 minutos em fogo médio.

Em uma vasilha, coloque a pimenta dedo-de-moça, o azeite, o dill, o gengibre e a mistura. Misture bem e reserve. Asse no forno em temperatura de 200°C por 15 minutos, até dourar. Quando esfriar, separe as lascas. Numa vasilha, coloque o arroz, a pimenta dedo-de-moça, o azeite, o dill, o azeite e a mistura. Misture bem. Delicadamente acrescente a manga, a cebolinha, o azeite e o salmão (cuidado para não quebrar o salmão).


Um bela quinta flor com Açucenas!!!
Açucena- " Lírios"
Como não ser romântico e amar com tanta beleza? O Lírio é uma das flores mais antigas que pode muito bem descrever tudo isso.Em Cântico dos Cânticos de Salomão ressalta o amor e a devoção entre um homem e uma mulher comprometidos e entre Deus e o seu povo. Um presente de Deus toda essa beleza. No vs 6:2 diz assim:
"O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para pastorear nos jardins e para colher os lírios."

Nenhum comentário:

Postar um comentário