Natureza,Vida e Milagre |
Primavera simboliza a renovação da natureza...nasce brotos novos nas árvores mais uma vez, uma nova colheita, uma nova vida e uma vez mais ocorre o
" Milagre", e a criatividade do espírito humano.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores".
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1
Voce sabia que são 253 espécies, com várias cores de flor?Nem todas são conhecidas popularmente como ipê.Como muitos de vocês podem perceber, estamos na época da floração do Ipê Amarelo!
Trata-se da espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera ela dá origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida e mais cultivada.
Homenageado, o ipê-roxo em Maringá, pode trazer um pequeno exagero em sua história: de que teria sido reverenciado pela princesa Michiko hoje imperatriz no Japão-em 1978, em passagem pela cidade na comemoração dos 70° aniversário da imigração japonesa no País.
Encantada com a beleza do ipê-roxo a princesa quebrou o protocolo e pediu para que parassem o carro, desceu e fez reverencia ao Ipê.
As árvores desta espécie embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Exitem 16 espécies distintas de ipê que foram classificadas segundo a cor de suas flores (roxa, rosa, amarela, branca). Sua madeira é tida como uma das melhores do mundo, por sua dureza. As flores, em forma de pequenas trombetas, surgem quando caem todas as folhas velhas, atraindo os beija-flores e todos os pássaros que se alimentam de néctar.
AR, SOMBRA E ÁGUA FRESCA
Perto do inverno, no período entre maio e agosto, o ipê sofre com a falta de água. E sabe como ele reage a esse stress? Dando flores. Tanta beleza é um modo de lutar pela vida.
Um sonho
Ipê-roxo, resistente um guerreiro lindo e perfumado que luta pelo nosso oxigênio. |
Uma prato leve, saboroso e simpático e como sugestão para um almoço de domingo, com a família para comemorar a entrada da Primavera.
Arroz negro com salmão e manga |
Ingredientes:
1/2 xícara(s) (chá) de arroz negro
1,3 litro(s) de água
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1/2 colher(es) (chá) de raspas de limão
1/2 colher(es) (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada(s)
2 colher(es) (sopa) de Azeite
2 colher(es) (chá) de dill picado(s)
1 colher(es) (chá) de gengibre picado(s)
1 xícara(s) (chá) de manga em cubos pequenos
1/4 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picada(s)
200 gr de salmão
Preparo:
Primeiramente prepare um tempero para o salmão utilizando alguns temperos que não constam nos ingredientes: vinho branco, suco de limão, azeite, dill fresco, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, pimenta do reino e sal. Misture todos esses ingredientes e coloque sobre o salmão.
Lave o arroz e escorra muito bem em água corrente para retirar todas as impurezas do arroz. Em uma panela média, coloque a água, o sal e o arroz. Tampe e cozinhe por 35 minutos em fogo médio.
Em uma vasilha, coloque a pimenta dedo-de-moça, o azeite, o dill, o gengibre e a mistura. Misture bem e reserve. Asse no forno em temperatura de 200°C por 15 minutos, até dourar. Quando esfriar, separe as lascas. Numa vasilha, coloque o arroz, a pimenta dedo-de-moça, o azeite, o dill, o azeite e a mistura. Misture bem. Delicadamente acrescente a manga, a cebolinha, o azeite e o salmão (cuidado para não quebrar o salmão).
Como não ser romântico e amar com tanta beleza? O Lírio é uma das flores mais antigas que pode muito bem descrever tudo isso.Em Cântico dos Cânticos de Salomão ressalta o amor e a devoção entre um homem e uma mulher comprometidos e entre Deus e o seu povo. Um presente de Deus toda essa beleza. No vs 6:2 diz assim:
"O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para pastorear nos jardins e para colher os lírios."
Nenhum comentário:
Postar um comentário