segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ceia Light

Bem..como gosto muito de Portugal, pesquisei, encontrei algumas mesas típicas do Porto ou a que mais se aproxima, pois o prato pricipal dessa ceia, é Bacalhau.

Linha Lumenart Mesa & Balcao

Uma entrada quente e uma fria.
Bruschetta de Brie com Mel

Salada Folhas verdes e Palmito
ENTRADAS
Bruschetta de Brie com mel
Pão tipo Italiano ( quantidade a gosto)
Queijo Brie
Mel
Cortar pedaços do queijo e colocar sobre as fatias e levar ao forno até derreter.Depois coloque o mel e sementes de papoula ( voce pode encontrar no Mercado Municipal de São Paulo no Empório Chiapetta),dificilmente voce encontrará sementes de papoula no supermercado.

Salada Verde
Mix de folhas verdes de sua preferencia
Tomate cereja
Palmito cortado em fatias finas
Queijo tipo parmesão ralado
Azeite
Sal
Limão
Bacalhau Fresco Assado
Bacalhau Assado

Ingredientes ( 4 pessoas)

4 postas grandes de Bacalhau fresco ( ou 1 peixe inteiro)
4 batatas
1 pimenta vermelha
1 pimentão verde
7 dentes de alho
Azeite extra virgem
sal
Cebolinha
Cheiro verde ( bem picadinho)

Praparo
Descascar as batatas, cortá-las em rodelas finas e coloque em uma frigideira com bastante azeite
Cortar o pimentão em rodelas grossas, as cebolinhas grossas, 4 dentes de alho em laminas e coloque todos na frigideira juntcom as batatas. Deixar dourar um poco. Estenda sobre o pirex que vai ao forno.

Limpa o  peixe, corta-se em postas, passe sal por todas postas e coloque-os sobre a cama de batatas com o pimentão e cebolinhas. Regue um pouco de azeite. Coloque ao forno a  200 º C, 10-12 minutos.
Depois de assado:

Picar os dentes de alho em laminas, frite-os e  agregue a pimenta vermelha em rodelas pequenas, um pouco de cheiro verde picado,coloque sobre o bacalhau e sirva.

Arroz com Mexilhões
Ingredientes ( 4 pessoas)

250 gr. de arroz tipo arbório
20 unidades de mexilhões
1 cebola
2 dentes de alho
½ garrafa de Prosceco ou vinho branco seco
1/2 litro de caldo de peixe
Azeite extra virgem
sal
Ramos pequenos e finos de cebolinha
2 folhas de louro

Preparo
Limpar os mexilhões, tirando todas as  barbas e sujeiras de sua casca. Coloque-os em uma panela, agregue o prosceco e  2 folhas de louro. Ferver até abrir.
Tira os mexilhões da casca, separa as cascas da carne, deixando somente 8 unidades com carne.Coe o caldo para tirar qualquer areia.

Picar a cebola e os dentes de alho finamente e coloque-os em uma frigideira ( ampla ) para dourar  com um pouco de azeite. Quando começar a dourar , agregar o arroz, mexa bem, coloque o caldo ( dos mexilhiões e do peixe) continue mexendo bem. Picar a  metade das ramas da cebolinha e adicione. Cozinhar durante 18-20 minutos.
Depois de pronto cortar os mexilhiões da reserva e coloque no arroz.En cima coloque-os mexilhiões com a casca para enfeitar.Picar o restante das ramas da cebolinhas e coloque por cima.

Para o caldo do peixe voce pode fazer com a cabeça e o rabo do bacalhau.

Natal #25 - A mesa de Natal

SOBREMESAS
Abacaxi grelhado

Corte o abacaxi em rodelas grossas e coloque para grelhar até dar uma tostada.Enfeite com folhas de hortelã, uma dica que fica muito legal é raspar limão na hora de servir.

 Torta de Limão

Para a massa:

 100 g de amido de milho
 130 g de farinha de trigo
 40 g de açúcar
 6 unidades de gema ( reserve as claras para a cobertura)
 140 g de margarina sem sal

Para o recheio:
2 lata de leite condensado
Suco de 2 limões médios
2 latas de creme de leite ( coloque na geladeira antes de abrir)

Para a cobertura:
- 6 claras
- 12 colheres (sopa)de açúcar


Preparo da massa
Numa superfície limpa e plana, coloque amido de milho, farinha de trigo e açúcar. Faça um buraco no meio e coloque as gema e margarina sem sal. Com as mãos, misture bem os ingredientes até obter uma massa lisa e uniforme, que desgrude das mãos. Numa fôrma redonda (+/- 17 cm de diâmetro) e de fundo falso, abra a
massa com os dedos, no fundo e lateral, deixando uma espessura fina. (OBS: a massa que sobrar pode ser usada para fazer tortas individuais). Leve a fôrma para o forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio:
Numa batedeira, bata leite condensado e suco de limão por 2 a 3 minutos. Desligue a batedeira e misture creme de leite levemente, coloque na geladeira por 4 horas.

Cobertura
Numa batedeira bata claras com o açúcar até ficar bem firme.

MONTAGEM DA TORTA DE LIMÃO:

Desenforme a massa fria da fôrma. Com o auxilio de uma colher, coloque colheradas do recheio, até preencher toda a torta. Cubra com o merengue, com o auxílio de uma colher formando ondas  por toda a superfície. Para dourar levemente o merengue leve ao forno. Se preferir salpique raspa de limão em cima.


Palavra de Deus: O Juizo Temerário é proibido

Nessa época que estamos, próximo ao Natal, nossos corações estão mais sensíveis, deixemos de lado nosso orgulho, prepotência e arrogância de querer achar que somos os melhores...porque não somos, não julguemos. Jesus deixou esse ensinamento para todos nós. Leia o que Jesus disse em  Lucas 6:37.
Quero poder aprender a cada dia com essa palavra, que meu coração sempre esteja atento para ouvir essa voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário