sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Coca de Reis

É uma tradição na Espanha dia de Reis ter " El Roscón de Reyes" na mesa como sobremesa depois do almoço. Não é uma rosca como nós brasileiros conhecemos, é uma massa super leve, algumas recheadas e hoje em dia aqui recheiam até de frutas vermelhas, mas esta é a tradicional.  Aqui fazem toda uma brincadeira com as crianças, com a coroa do rei e os brinquedos que vem dentro e se voce encontra no seu pedaço um feijão seco ( aqui é como uma fava seca) o próximo ano é voce que tem que comprar El Roscón de Reyes.



Ingredientes:
330 gr de farinha de trigo ( especial para pães)
70 gr de manteiga sem sal ( temperatura ambiente)
100 gr de açúcar
20 gr de fermento fresco de padeiro
20 ml de run branco
4 gotas de água de azahar ( aqui se compra na farmácia) caso não encontre, ferver duas rodelas de laranja.
1/2 laranja ralada sem a parte branca
1/2 limão ralado sem a parte branca
1 ovo inteiro
100 ml de água
30 ml de leite
1 ovo para pincelar
1 pitada de sal

Para decoração:
Frutas cristalizadas ( laranja, limão e também pode-se colocar piñones e amêndoas filetadas sem sal)

Preparo:
Coloque a farinha em um recipiente grande, abra um buraco no centro e va agregando na sequência: o fermento dissolvido no leite, açúcar, manteiga, run branco e mexer um pouco para ir agregando a farinha com esta mistura, depois as raspas de limão e laranja, ovo, as gostas de água de azahar ou a infusão preparada com as rodelas da laranja e por último a água. Trabalhar a massa até que desgrude das mãos, pode ir acrescentando farinha aos poucos até que a massa fique elástica. Deixe dobra de tamanho. Uma vez dobrada, faça uma bola da massa, com o dedo faça um furo no meio e va abrindo a rosca, também voce pode fazer duas pequenas e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Pincelar a massa com o outro ovo, bem delicado para a massa não diminuir, decore e coloque açúcar de confeitero por cima da rosca. Assar por 30 minutos aproximadamente ou até que coloque um palito e sai limpo.

2 comentários:

  1. Seu blog está cheio de coisas boas é muito atraente, ensina boa culinária.Obrigado.

    ResponderExcluir