segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Panellets

Panellets é um doce típico de Cataluña e também de Valencia e Baleares, são doces pequenos que podem ser feitos de várias formas. Sua massa é a base de farinha de amêndoas e estão aromatizados para dar distintos sabores, embora os mais populares são os de piñones. Também há panellets de café, coco, chocolate, laranja e pistache.
A história dos Panellets está ligado a religião, antigamente estes doces eram repartidos para aqueles que acercavam na missa do dia dos mortos e junto com os panellets também serviam, bolachas, frutos secos, doces e um vinho doce. Hoje os Panellets se consomem depois das comidas como sobremesa, acompanhamento de café com uma taça de cava.
Junto aos Panellets, vem a famosa festa popular "La Castañada" que se comemora dia 1 de Novembro, é uma comida comunitária que se come castanhas assadas, panellets e batata doce assada , e é um bom método para combater os primeiros dias de frio do outono Catalán.
Esta é a paisagem que se encontra quando se viaja para Barcelona.

Canção en Catalán para celebrar o tempo das Castanhas.



Ingredientes:
500 grs de farinha de amêndoa
400 grs de açúcar ( eu usei o cristal moreno)
Raspa de um limão siciliano grande
3 claras em neve ( as gemas serão usadas para pincelar os panellets).

Preparo:
Bater as claras em neve e reservar. Em uma vasilha coloque a farinha de amêndoa, o açúcar e a raspa do limão, mexer bem e acrescentar as claras em neve e mexer bem com as mãos.
Depois faça bolinhas, maior de que um brigadeiro e passe-as nos piñones e amêndoa crua triturada. Também pode enfeitar com cereja ao marasquino. Para os de cereja, faça uma bolinha, depois de uma leve achatada e com o dedo faça um buraco ao meio, não muito fundo e coloque a cereja.
Pincele a gema em todos os panellets e asse por 10 minutos ou até que fiquem dourados.

Gente! esse famoso bolinho de amêndoa chamado Panellets é muito bom mesmo, voce como um e quando vê já comeu uns quantos....tudo que é feito de farinha de amêndoa fica fantástico, como a torta de Santiago.

3 comentários:

  1. Lu tirei varias fotos dessas castanhas, pra mim inverno por aqui tem cheiro de castanhas na brasa.
    beijao

    ResponderExcluir
  2. Para quantas pessoas é está receita ?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, mto obrigada pela visita, voce fazendo as bolinhas pouca coisa maior que um brigadeiro, terá aprox 60/70 unidades.

      Excluir