domingo, 12 de setembro de 2010

Torta de Santiago

Domingo...Torta de Santiago

Historia
Não se sabe ao certo, mas na Idade Média a torta de amêndoa da Galícia era um alimento de luxo e reservados para poucos.A primeira noticia que se tem do uso deste " Bolo de Amêndoa" e que hoje conhecemos como Torta de Santiago,procede desde 1577 durante uma visita de D. Pedro de Porto carrero da Universidade de Santiago e por ele foi denominada " torta real ",e sua preparação bem como seus ingredientes nos faz pensar hoje na " Torta de Santiago "
Suas primeiras receitas foram feitas por Luis Bartolomé de Leyber em 1838

A origem da Cruz de Santiago representada desde 1924 por um comercio "Casa Mora" em compostela começou a enfeitar suas tortas de amêndoas com a que seria sua característica, alcançando um grande êxito em Galícia e no resto da Espanha.

           Uma torta perfeita para um final de tarde e servida com um café com leite.


ou pode ser também um vinho de sobremesa
Dica do Vinho
Muscat Beaumes de Venise 99
Vidal Fleury – (França)

“Vinho clássico da França região de Vidal Fleury, harmonioso, bem equilibrado, com aromas de frutas vermelhas intensas”.

Vamos para a receita:

Ingredientes

300 gr de farinha de amendoa sem pele
300 gr de açúcar
4 ovos ( acrescente mais um ovo se ficar a massa meio dura)
Raspa de limão siciliano
Manteiga para untar
Açucar de confeiteiro para dar o acabamento

Preparo:
Misturar a farinha, os ovos, o açúcar e a raspa de limão. Aqueça o forno antecipadamente e asse com uma temperatura de 150 por 15 ou 20 minutos dependendo de seu forno.Ela tem que ficar um pouco crocante por fora e úmida por dentro.
Depois de assada peneire o açúcar de confeiteiro com  o molde da cruz ou sem.Na espanha a tradição é com, mas eu sempre faço sem.

A paz que trago no meu coração é a confiança NAQUELE que criou e governa o mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário