segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Finalizando Paixão por Café

...finalmente vou terminar a pequena série" Paixão por Café ", onde pude ver que esta bebida é a paixão mundial. Ele que já foi  fonte de inspiração para artistas consagrados como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Coado, filtrado, tirado pelas mãos hábeis dos baristas da máquina de “espresso” (profissionais experts no preparo de café “espresso” e de drinques à base de café), com ou sem leite, com açúcar ou adoçante, com creme ou puro. Não importa qual a variação ou qual a combinação. O café é o parceiro de todas as horas, pois, é uma bebida natural que, tomada regularmente e em doses moderadas, faz bem à saúde, dá prazer e energia.


Todo dia é dia de café, de norte a sul do Brasil,  mas 24 de Maio é especial; é a oportunidade de indústrias, produtores, exportadores, cooperativas, jornalistas, varejistas, artistas, escritores, consumidores e demais apaixonados por café retribuírem com uma homenagem a essa fonte inesgotável de prazer, aroma e sabor.

É por isso que, ao saborear uma xícara de café, os consumidores têm que ter em mente todos os caminhos percorridos pelos grãos até chegar a este momento único de prazer e aroma em suas xícaras.


E para finalizar uma receita de Tiramisú que também leva café

Tiramissu (an italian dessert)


Ingredientes:
2 pacotes de biscoitos champagne ( eu utilizo o sem açúcar cristal em cima)
500 gr de Mascarpone
6 ovos
120 gr de açúcar
Cacau em pó ( para polvilhar)
Café forte sem açúcar para molhar os biscoitos
Preparação:

Em primeiro lugar, preparar o café (1), apenas o suficiente para molhar os biscoitos, despeje numa tigela (2) (use açucar se quiser) e deixe esfriar. Bater as gemas com metade do açúcar (3).

continuando para obter uma mistura cremosa ( 4) em seguida (não muito) colocar o mascarpone com um batedor (ou colher de pau),mexer até ficar cremoso (5) e sempre batendo bem,junto com a  mistura de ovos e açúcar previamente preparado (6-7).

  Bata as claras com uma pitada de sal, acrescente o restante do açúcar e, com uma colher de pau, misture delicadamente à mistura de mascarpone e gemas de ovos (8), assim que você tem a nata da tiramisu ( 9).

Coloque os biscoitos em um recipiente e comece a molhar com o café (10), deve ser bem molhada, mas não completamente encharcado. Cubra os biscoitos molhados com uma camada de creme de mascarpone (11) e nivele com uma espátula (12);

polvilhe a superfície de cacau em pó (13). Coloque a segunda camada biscoitos postas na vertical, horizontal, colocá-los (e vice-versa) (14). Repetir o restante do creme (15), nível (16).

Quando terminar peneire abundantemente com cacau amargo a superfície de seuTiramisú (17) e adicionar um punhado de chocolate ralado, se preferir deixe somente com cacau polvilhado, eu prefiro assim (18). Coloque na geladeira por algumas horas.
.
Tiramissú


DICA
Uma vez que os ingredientes não são cozidos, é muito importante verificar o frescor de ovos , colocando-os em uma bacia com água: Se o ovo se encontrar no fundo significa que ele é fresco!

Existem várias maneiras de montar o Tiramisú, este acima  passo a passo é o mais fácil e prático e a outra opção individual é, um pouco mais trabalhosa, mas fica uma sobremesa fina para voce receber seus convidados.

Voce já convidou alguém hoje para tomar um cafe e dizer: EU TE AMO?

Um comentário:

  1. Olá
    Meu nome é Leane Fava e trabalho na produção do programa Manhã Gazeta. Estamos preparando um bate papo com mulheres apaixonadas por café. Vi o seu post e gostaria de conversar com vc. Por favor entre em contato pelo telefone: (11) 3170-5713. Obrigada

    ResponderExcluir