quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Paixão por Café


Entre um café e outro nesta tarde resolvi  fazer uma pequena série sobre café.

Conta a história que esta planta procede de Abissínia, uma região situada ao  noroeste da África e que hoje em dia se conhece como Etiópia.
No ano 850 um pastor de ovelhas chamado Kaldi observou que elas estavam excitadas depois de comer uns frutos vermelhos de uma árvore e foi averiguar o que passava com elas. O mais curioso foi que o pastor comeu também e sentiu uma agradável sensação,encontrava-se mais animado e que tinha muito mais energia em seu corpo.A noticia logo se espalhou entre os moradores da região que passaram a consumir o fruto, através de infusões.Durante os séculos XV e XVI, o conhecimento da bebida disseminou-se tão rápido que logo chegou ao Oriente, onde foi torrado pela primeira vez, na Pérsia.
E o consumo desta bebida se tornou tão popular na Arábia que a infusão do café passou a ser chamada de "Kahwah" que em árabe significa "força".

Casa de café Arábe

Foi em Constantinópla (Istambul,Turquia), que se abriu o primeiro estabelecimento para servir café ao público em 1550,mas foram os Holandeses que fizeram chegar na Europa, precisamente na Itália-Veneza em meados de 1591 e logo Londres em 1652.
A partir daí o café tomou rumo ao mundo chegando ao Brasil por volta de 1727 através dos portugueses que entenderam que o clima era perfeito para o cultivo do café.
Hoje em dia, o café é o segundo produto de consumo mais comercializado no planeta,o petróleo é o primeiro. E esta bebida abriu um leque na gastronomia enorme e nesta serie de contos do café vou deixar uma sobremesa que você pode levar a mesa de varias formas.


Mousse de Café

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de café coado sem açúcar ( a mesma medida da lata)
2 colheres ( sopa) chocolate em pó
1 lata de creme de leite, gelado sem soro
1 envelope gelatina sem sabor

Preparo:
 Bata no liquidificador o leite condensado com a mesma medida de café coado, sem açúcar e o chocolate em pó.
Em outra vasilha, dissolva o envelope da gelatina sem sabor com 5 colheres ( sopa) água fria, depois 1/2 xícara de água morna.Junte as duas misturas mexendo delicadamente e adicione o creme de leite gelado sem soro, sempre mexendo com cuidado.
Quebre em pedaços a bolacha negresco e coloque no fundo da forma e em cima o creme batido.Leve na geladeira até que endurecer.Decore com grãos de café e folhas de hortelã.
Se preferir e fica mais apresentável coloque em taças transparentes com a mesma disposição dos ingredientes.
Na próxima semana continuarei  esta série sobre a bebida mais apaixonante. Aproveitando um pouco do texto acima que nos conta de uma frutinha que percorreu o mundo que reúnem pessoas,amigos eu quero dividir uma palavra de Amor.

O caminho excelente do amor

A sua total ausência de interesse próprio é marcante. O amor busca o bem do próximo, e a sua verdadeira medida é o quanto ele dá para que se alcance tal fim.Mais do que uma simples emoção, o amor é o princípio de ação.

O amor verdadeiro é paciente, é benigno; não arde em ciúmes, não se alegra com a injustiça, mas tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, tudo espera. O amor jamais acaba. 1 Coríntios 13:1-13


Nenhum comentário:

Postar um comentário