sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sorvetes Medicinais

Sorvete de Ervas e palntas medicinais.

A maior marca de sorvetes artesanais da Espanha lançou neste verão uma linha medicinal que promete tratar de celulite e estresse até impotência.

A "sorveterapia", como descreveu Félix Llinares, chef e proprietário da sorveteria Llinares, utiliza ervas e plantas medicinais misturadas a uma base de leite vegetal.
A ideia, segundo ele, foi unir a moda da vida saudável com a fitoterapia. "É como tomar um chá, mas em forma de sorvete", disse Llinares à BBC Brasil.

Contra gases e insônia

Com receitas exclusivas, a marca criou 12 sabores de sorvetes terapêuticos. O de centelha asiática, por exemplo, promete combater a celulite. Contra o estresse, a Llinares sugere a mistura de três ervas medicinais (valeriana, erva-cidreira e tília). E para combater gases, sorvete de erva-doce.

Na lista há também propostas mais atrevidas, como o sorvete para evitar a impotência, à base de ginseng e outras plantas medicinais, a mistura para emagrecer, com aloe vera, além de outros sabores que prometem ajudar o consumidor a parar de fumar ou superar problemas de insônia.
Llinares explicou que a ideia da linha terapêutica surgiu depois que o pai dele teve um câncer de próstata. "Comecei a pensar nos tratamentos naturais que poderiam ajudar o meu pai. Primeiro imaginei um sorvete diurético e uma coisa levou à outra", disse.

"A saída dessa linha ainda é limitada, mas sempre tem gente disposta a provar novidades e se surpreende porque gosta do sabor e acredita na eficácia das plantas", completou.

Sabores

Essa forma de inovar foi o que deu fama à sorveteria, cujas receitas são secretas. A família administra a marca há quase 80 anos e já está na quinta geração de sorveteiros.
As lojas têm mais de mil sabores - muitos deles raros, como os sorvetes de chopp, cerveja preta, azeite de oliva, alho, cebola, salmão e canja de galinha.
Neste verão, foram introduzidos ainda sorvetes de alface, omelete, embutidos e anchovas com vinagre. Para o ano que vem, o chef avisa que haverá sabores de carne de crocodilo e cobra.

E resolvi com este calor que faz hoje aqui fazer um sorvete de Manga e assim recordar um pouquinho do meu Brasil.

                                              SORVETE DE MANGA

                                         

Ingredientes:

3 mangas tamanho grande
1 lata de leite condensado
1 lata de leite( mesma medida do leite condensado)

Preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes,ficará como uma vitamina e depois coloque em recipientes a gosto.Se quiser  colocar palitos quando estiver endurecendo coloque-os, também pode gelar em uma única vasilha e depois tirar com a boleadora de sorvetes...igual de sorveteria e decore com fatias finas de manga.

Pensamento: É Tempo de Rir, o salmista afirma que Deus habita nos céus e ri ( Salmo 2:4) e em Provérbios fala da" mulher forte" como aquele que se regozija a respeito dos dias futuros ( Prov 31.25). O Sorriso é  uma receita barata e simples que cura enfermidades como o tédio da vida por ex.
Se no decorrer de nossas vidas dermos boas risadas com certeza vamos desfrutar da vida melhor.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Arroz Doce

Minha avó sempre preparava quando eu era criança e por isso creio que o arroz doce tem sabor de infância e lembro perfeitamente que quando ela terminava de fazer colocava em um prato de sopa cheio de florzinha e eu gostava de comer quente.Lendo um pouco sobre este doce, pude saber um pouco mais e quero dividir com voces.
Este doce chegou a Espanha quando foi invadida pelos Árabes e com o tempo os espanhois levaram até América. E assim este doce delicioso e nutritivo foi passando fronteiras e percorrendo o mundo e, cada lugar que ele foi se instalando foram aparecendo varias maneiras de preparar.Há pessoas que colocam passas,casca de laranja,baunilha etc..mas esta receita aprendi com a minha avó.Existe uma canção na Espanha infantil que acho uma graça e tradicional que diz:
" Arroz con leche,me quiero casar, con una señorita de este lugar.Que sepa coser,que sepa bordar,que sepa abrir la puerta para ir a jugar "


Ingredientes:
1 litro de leite
250 gr de arroz
120 gr de açúcar
1 limão ( tipo Siciliano)
Canela em rama
2 colheres de canela em  pó
1 lata de creme de leite

Preparo:
Coloque  água em uma panela (tamanho médio) no fogo,quando levantar fervura coloque o arroz e deixe cozinhar por 15 minutos,depois deligue o fogo e reserve o arroz.
Por outro lado colocamos no fogo o leite,açúcar, a casca do limão ( sem a parte branca de dentro) e quando começar a ferver acrescente o arroz escorrido a canela e deixe cozinhar por 15 minutos.Quando este estiver bem cremoso adicione o creme de leite, mexa bem e desligue o fogo.
Coloque em taças pequenas ou em outro recipiente com canela polvilhada por cima.

Pensamento: Meditando sobre alimento e sabendo que este alimenta nosso corpo, podemos ver  nesta passagem da Bíblia em Lucas 12:23 Jesus ensinando : " Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lasanha de Abobrinha

Sempre tinha ouvido falar de Lasanha light,de varios tipos e resolvi fazer esta de abobrinha,comi uma vez em um pequeno restaurante Italiano indo para Campos do Jordão,proximo a Tremembé,na realidade um Bistrô bem bonitinho afastado da cidade paralela antiga linha de trem,uma graça de lugar e hoje pude recordar este dia e nada melhor do que recordar saboreando esta delícia...humm eu achei.

Ingredientes:
500 gr de massa pré-cozida de lasanha
4 abobrinhas ( aquela que tem um pescoço)
200 gr de mussarela ralada ou fatiada( eu usei a ralada)
100 gr de parmesão ralado grosso
8 tomates pelado( pode ser em lata)
500 ml de creme de leite fresco
2 dentes de alho grandes( reservar para os dois molhos)
2 colheres ( sopa)  de azeite extra virgem
Manjericão
Sal a gosto

Preparo:
Primeira Etapa: colocar o azeite, o alho moido para dourar e em seguida os tomates pelado e o sal deixar cozinhando por uns 10 minutos até que os tomates fiquem bem moles e forme um molho e por último coloque o manjericão. ( Reserve)

Segunda Etapa: Em uma penela coloque um fio de azeite é o restante do alho para dourar e em seguida despeje o creme de leite fresco e adicione sal a gosto( pouco sal). ( Reserve)
Este molho fica meio ralo e se preferir  substitua por molho Bechamel.

Terceira Etapa: Corte as abobrinhas em rodelas não muito finas.

Quarta Etapa e final : Montagem da Lasanha:
  1. Coloque num refratário transparente ou num prato como este da foto uma camada bem fina de molho vermelho.
  2. Depois uma camada de massa
  3. Uma de abobrinha
  4. Uma de mussarela
  5. Uma de molho branco
Seguir nesta ordem, o final tem que ser massa com uma camada do molho vermelho e branco por cima e cobrindo com o parmesão ralado.
Assar por uns 20 minutos em forno médio de 180g° e finalizando deixe gratinar bem no final para que fique com aspecto de tostadinha.
Vou deixar a foto da abobrinha,pois a outra qualidade solta muito água.



NOTA: Quem gosta de bastante molho é só dobrar o molho branco e vermelho.